sexta-feira, 17 de junho de 2016

Economia do Estado da Igreja


Retraído Pio IX

O pontificado do Papa Pio IX começou em 1847 com grandes esperanças: em abril foi estabelecido o Conselho de Estado, um órgão consultivo com experiência em questões económicas, administrativas e militares. Ele terminou as suas funções com a promulgação do Estatuto ea abertura subsequente das duas Câmaras (maio de 1848).

Economia

Do ponto de vista econômico também promoveu a criação de uma Liga aduaneira entre os italianos antes da unificação, que foi o mais importante era tentativa político-diplomática destinada a obter a unificação da Itália para estradas federais, como defendido por Vincenzo Gioberti a partir de outras neo-Guelphs. O acordo teria significado a queda das barreiras alfandegárias existentes entre os Estados Partes; a adopção de uma pauta aduaneira comum, em vez teria favorecido e simplificado o comércio eo desenvolvimento económico, inspirado diretamente pelo Zollverein alemão. O acordo foi assinado 03 de novembro de 1847, em Turim, entre os Estados Pontifícios, o Reino da Sardenha eo Grão-Ducado da Toscana. Ele não conseguiu entrar no ducado de Modena, foi pequeno, mas cuja presença na Alfândega League seria essencial, uma vez que permitiria a continuidade territorial de Roma para Piedmont. Na verdade, ele faz fronteira com o Grão-Ducado da Toscana com o Reino da Sardenha. Na sequência das revoluções de 1848, o projecto de uma união aduaneira italiana do modelo germânico foi arquivado. predecessor do papa Pio IX, Gregório XVI, tinha chamado a locomotiva "Satanás nos trilhos" [1] . Felizmente, o novo papa não penso assim.Com Pio IX foi iniciada de construção ferrovias. Em 1870, quando até Roma se uniu com a Itália, que tinha sido construída por Estados Pontifícios cerca de 337 km de ferrovia. A agricultura papal baseou-se na produção de azeite, vinho, cânhamo, lã e seda. Lã e seda foram exportados em quantidades em bruto. Foi totalmente inexistente industrial sector secundário.

obras públicas


Roma, Piazza Colonna - século XIX

Durante o 50 do Papa Pio IX iniciou um vasto programa de obras públicas [2], incluindo:
- a drenagem dos pântanos de Ferrara e Ostia;
- Expansão de portos de Ravenna, Cesenatico, Senigallia e Ancona; novos faróis nos portos de Ancona, Civitavecchia, Anzio e Terracina;
- Modernização de estradas através da construção de vinte viadutos importantes, entre os quais se destacaram que, entre Albano e Ariccia; conclusão da rede de telégrafo, com a realização de todos os grandes centros do Estado;
- Construção de uma rede ferroviária. O primeiro elo era Roma-Frascati, inaugurada em 14 de julho de 1856. Eles seguiram o Ancona-Falconara (1861) [3] , a Roma-Civitavecchia (1859), a Roma-Orte (1865) eo Orte-Falconara (1866) . Como para as ligações com o Reino de Nápoles, em 1862, foi concluída a ligação com Ceprano, Frosinone em [4] . Esta rede, no entanto, acabou por ser inadequada, como foi a rede de estradas construídas nas décadas que precederam a anexação à Itália. O segundo fontes de alto perfil, não havia, na época, uma "... falta de interesse do governo na rede rodoviária e aversão ao ferroviário ..." [5]
Em 1850, a situação financeira estava em más condições devido à revolução de 1848- 49. o orçamento registou um défice de dois milhões de coroas. Em oito anos, foi, no entanto, conseguiu um orçamento equilibrado, [6] com a custódia das finanças públicas para os leigos. Houve também um aumento constante nas receitas de direitos e uma redução das despesas especialmente para o exército papal. [7] Tal como no Reino das Duas Sicílias, a carga tributária foi um pouco de luz, o que causou uma migração dos europeus, mesmo não-católicos, no Estados Pontifícios. A taxa de analfabetismo era de 80%. [8] A burocracia papal foi provavelmente o mais ineficiente da Itália. [9]

Matthias Tuccelli artigo

fontes

História da Itália Einaudi, estas reformas resultou, no entanto tarde e, em muitos casos, ineficazes. Cf. ibid, p. 169 Projetado em 1856 como parte da linha Bologna-Ancona, ela entrou em serviço quando as áreas em questão tinham aderido ao Reino da Itália, bem como a Bologna-Forlì, que foi aberto em 1 de Setembro de 1861.tráfico de Ceprano-Nápoles foi realizado no âmbito do Reino da Itália.  Cit. em AA. VV., História da Itália, Turim, Einaudi, 1974, republicado pela Sole 24 Ore, Milão, 2005, vol. 21 (Nicola Crepas, As instalações de industrialização) p. 169  Andrea Tornielli, a boa governação último Papa King, no leme, Maio 50  Vera Zamagni, a partir da periferia para o centro.Adriano Monti Buzzatti Colella 

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